O técnico da seleção brasileira (em qualquer esporte) tem sempre à sua disposição os melhores atletas para formar um time. Ele conta com a elite da modalidade. Depois da convocação, a tarefa desse líder é fazer com que tais talentos joguem de forma entrosada, em alto nível e com a mente voltada ao sucesso do grupo. De nada adianta uma estrela brilhar e a seleção naufragar.
Empresários também devem pensar em formar a melhor equipe. A quantidade de profissionais no mercado é bem maior que a de atletas e existem vários recursos para descobrir quem é o melhor candidato. A vaga em aberto precisa ser preenchida com muito critério. Cada cargo exige um conjunto específico de competências intelectuais e emocionais para que se possa chegar à excelência.
Felizmente, hoje em dia existem vários testes que identificam os mais discretos traços de personalidade. Dá para saber quem vai aguentar a pressão ou pedir para sair; quem faz qualquer negócio para se destacar ou prefere se preocupar com o resultado do grupo. Um líder nato deve comandar quem não tem o mesmo perfil, pois quando há um cacique mandando no outro, é certeza de briga na tribo.
Use todos os recursos que existem para formar equipes campeãs e, dessa forma, coloque sua empresa entre as mais competitivas do segmento.